domingo, 16 de outubro de 2011

5-HTP - 5-HIDROXITRIPTOFANO

5-HTP
As pessoas que sofrem de depressão, insônia, enxaqueca ou obesidade já dispõem de um novo suplemento: O 5-HTP. Em comparação com o seu “primo” químico o aminoácido triptofano, o 5-HTP parece ser mais seguro e pode ser ainda mais eficaz.


INDICAÇÕES:


  • MELHORA A DEPRESSÃO
  • AJUDA A SUPERAR A INSÔNIA
  • AJUDA A CONTROLAR O PESO
  • TRATA A ENXAQUECA
  • ALIVIA A DOR DA FIBROMIALGIA

APRESENTAÇÃO:

  • Cápsulas
  • Comprimidos

ATENÇÃO:
Consulte seu médico se você estiver tomando um antidepressivos  pode provocar ansiedade, confusão, taquicardia, sudorese, diarréia ou outras reações adversas.
Não dirija nem desempenhe atividades consideradas de risco até descobrir como o 5-HTP afeta seu organismo: algumas pessoas queixam-se de sonolência.

LEMBRETE: Se você tem algum problema de saúde, físico ou psiquiátrico, converse com  seu médico antes de tomar suplementos.

O QUE É:

O nutriente 5-HTP, abreviatura de 5-hidroxitriptofano, deriva do aminoácido triptofano, que é encontrado em alimentos ricos em proteínas como carne de vaca, frango, peixe e laticínios. O organismo fabrica 5-HTP a partir do triptofano existente na alimentação. Além disso , é encontrado nas sementes de uma planta africana denominada CRIFFONIA SIMPLICIFOLIA, que é fonte dos suplementos de 5-HTP vendidos em lojas de produtos naturais.
O 5-HTP atua no cérebro, ajudando a melhorar o humor, promovendo o sono e a perda de peso, e aliviando enxaquecas ( entre outros usos). Ao contrário de muitos outros suplementos ( e fármacos) que contêm substâncias com moléculas grande demais para atravessar a barreira hematoencefálica, o 5-HTP é pequeno o suficiente para penetrar no cérebro. Uma vez no cérebro, o 5-HTP é convertido em uma substância química vital para o sistema nervoso, denominada serotonina ( neurotransmissor). Embora a serotonina afete muitas partes do corpo, suas ações mais importantes ocorrem no cérebro, onde influencia tudo, desde o humor até o apetite e o sono.
Como guarda uma extrema correlação com o aminoácido triptofano, o 5-HTP ainda é o motivo de controvérsia. Em 1989, o FDA, instituição que regulamenta a venda de medicamentos nos ESTADOS UNIDOS, baniu os suplementos de triptofano, que freqüentemente eram vendidos como L-triptofano e usados para muitas das mesmas indicações do 5-HTP, após relatos de uma enfermidade fatal nos usuários desses suplementos. Mais tarde constatou-se que essa moléstia fora causada por contaminação do suplemento durante o processo de manufatura e não pelo triptofano em si. Em 1994, o 5-HTP começou a ser comercializado como uma alternativa para o triptofano, vendido sem receita média. O 5-HTP não é manufaturado da mesma forma que o triptofano e, dessa maneira, evitam-se os problemas de contaminação de seu predecessor. Embora tenham surgido preocupações com relação a segurança, muitos especialistas acreditam que o suplemento seja seguro e eficaz.

O QUE FAZ
Ultimamente o 5-HTP tem sido estudado como auxiliar no tratamento dos distúrbios do humor, como depressão, ansiedade e crises de pânicos, porque aumenta os níveis de serotonina no cérebro. Os cientistas, também estão investigando se ele atua em uma ampla gama de outras queixas ligadas a baixos níveis de serotonina, inclusive enxaqueca, fibromialgia, obesidade, distúrbios alimentares, tensão pré-menstrua (TPM) até comportamento violento. Embora seja necessária pesquisa adicional para determinar a eficácia do 5-HTP contra muitas dessas doenças, os estudos preliminares sugerem que para algumas ele pode ser benéfico.

BENEFÍCIOS PRINCIPAIS:

Durante décadas, os médicos europeus prescreveram o 5-HTP para o tratamento de depressão e insônia. Em alguns casos é mais eficaz, melhora mais rápido o humor e provoca menos efeitos colaterais que os agentes antidepressivos convencionais. Em um estudo realizado, mais de metade dos pacientes que sofriam de depressão  há muito tempo e eram resistentes a todos os outro antidepressivos sentira-se melhor após tomar 5-HTP. Além disso, constatou-se que o 5-HTP promove o sono e melhora a sua qualidade, aumentado o intervalo de tempo entre os dois estágios essenciais do sono: o sono profundo e o sono REM ( o estágio dos sonhos). Após sonhar por mais tempo, as pessoas que tomam 5-HTP acordaram sentindo-se mais relaxadas e tranqüilas.

BENEFÍCIOS ADICIONAIS:

Os indivíduos que estão tentando perder peso ou sofrem de enxaqueca podem-se beneficiar do 5-HTP. Em um estudo  realizado, mulheres acima do peso ideal que tomavam o suplemento ingeriam menos calorias, perdiam mais peso e tendiam a se satisfazer mais com a dieta que aquelas que tomaram placebo. Além disso, pode aliviar dores de cabeça intensas, como enxaquecas, ao reduzir não apenas sua freqüência, como também sua intensidade e sua duração. O 5-HTP também pode aumentar a tolerância a dor em indivíduos com fibromialgia, uma doença crônica caracterizada por dor e fadiga, em parte ao aliviar a depressão que possa coexistir. Em um recente estudo italiano com 200 pacientes que apresentavam fibromialgia aqueles que tomaram 5-HTP associado aos antidepressivos convencionais sentiram menos dor que os indivíduos que tomaram apenas 5-HTP ou apenas depressivos. Se você estive tomando antidepressivos, não tente tomar 5-HTP sem consultar seu médico em primeiro lugar podem ocorrer reações adversas.

COMO TOMAR:

DOSAGEM: A dose preconizada para depressão e para a maioria das outras enfermidades consiste em 50 a 100 mg, três vezes ao dia.

PARA ENXAQUECA: 100 mg, três vezes ao dia, se necessário.

PARA INSÔNIA: 100 mg, 30 minutos antes de dormir. Quando se está tomando o 5-HTP, é uma boa idéia começar com uma dose pequena ( como 50 mg) e ir aumentando aos poucos, se for necessário.

ORIENTAÇÕES: Para garantir uma absorção rápida, deve-se tomar o 5-HTP com o estômago vazio. Para o controle do peso, deve-se tomar o 5-HTP 30 minutos  antes das refeições. Não use o 5-HTP por mais de três sem consultar seu médico, alguns médicos associam o 5-HTP por mais de três meses sem consultar seu médico, alguns médicos associam o 5-HTP ao antidepressivo Hypericum perforatum ( hiperico), mas você não deve associá-lo a essa planta, nem a associação de Hypericum perforatum/Ephedra, preconizada para o controle pondera, ou a antidepressivos convencionais sem antes consultar seu médico.

EFEITOS COLATERAIS POSSÍVEIS.
Os efeitos colaterais geralmente, discretos, incluem náuseas, prisão de ventre, flatulência, sonolência e redução do impulso sexual. De modo geral, as náuseas diminuem em alguns dias.


DICAS:
Mesmo que um produto seja anunciado como 5-HTP, ele pode conter outras plantas ou nutrientes de que você não precise. Verifique cuidadosamente a lista de ingredientes no rótulo para garantir que você sabe o que está comprando.
Como o 5-HTP é, geralmente vendido nas doses de 50 a 100 mg, você pode usar a apresentação de 50 mg e ir aumentando gradualmente a dose tomada, minimizando assim o risco de efeitos colaterais.

ÚLTIMAS DESCOBERTAS:

Embora relatos recentes de reações adversas em algumas pessoas que estavam tomando 5-HTP tenham levantado algumas questões, são necessários estudos adicionais para determinar se essas raras reações estão ligadas a possíveis contaminantes do suplemento. Muitos especialistas constataram que o 5-HTP é seguro e eficaz em grandes grupos de pessoas.
Em um estudo recente, 20 pacientes obesos tomaram 5-HTP ou placebo durante dozes semanas. Durante as primeiras seis semanas eles comeram tudo que desejaram. Nas seis últimas semanas do estudo, eles restringiram a dieta diária a 1.200 calorias. Os indivíduos que tomaram 5-HTP perderam quase 6 Kg em comparação com quase 1 Kg do grupo do placebo.

Um comentário: