sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ERROS NO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES / JAY CUTLER 4 VEZES MR. OLIMPIA



Olá pessoal, esta semana vamos falar de nutrição, especialmente de suplementação. Para a semana seguinte, vamos citar os principais SUPLEMENTOS E SUAS FUNÇÕES.
Não sei se vocês sabem, mas temos uma revista que é exclusivamente sobre suplementação. E na edição de número 11 temos uma reportagem que fala sobre os erros mais comuns no uso de suplementos. Já foi dito que para aqueles que tem o objetivo de ganhar massa magra, a suplementação entre outros fatores é de suma importância. Nunca é demais relembrar que:
         treino correto + alimentação + suplementação + descanso = resultados positivos

A matéria é do  nutricionista Rodolfo Peres, especialista em nutrição esportiva e consultor da Probiótica Laboratórios, além de acompanhar atletas e esportistas. Rodolfo ministrou mais de 50 cursos no Brasil e é co-autor do livro “ Are You Ready?”

ERROS COMUNS NO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

A cada dia o acesso a suplementação alimentar é maior. É bem provável que em breve o Brasil seja como os Estados Unidos, onde encontramos vários tipos de suplementos nas prateleiras dos supermercados, lojas de conveniência e lanchonetes. Mas de nada adiata a população ter acesso aos melhores produtos, sem as informações corretas sobvre seu uso. O objetivo deste artigo é apresentar alguns erros comuns na administração de suplmementos alimentares. Desde já, deixamos clara a importância do profissional de nutrição para ajustar a suplementação adequada para cada indíviduo, quando ela se mostra necessária.

1.      USO DE REPOSITORES ENERGÉTICOS DURANTE ATIVIDADE AERÓBICA, QUANDO O OBJETIVO É A REDUÇÃO DA GORDURA CORPORAL.
É muito comum encontrarmos alguém fazendo esteira e ou bicicleta ergométrica , com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energéticos como se fosse água. O conteúdo do rótulo afirmando que é uma bebida repositora para praticantes de atividade física, associado a um sabor agradável, tende a estimular o consumo. Mas vale lembrar que essas bebidas só devem ser ingeridas durante a atividade aeróbica em duas situações específicas: quando o objetivo for um aumento na performance – devido ao efeito poupador de glicogênio – ou para repor eletrólitos em exercícios com duração superior  a uma hora. Ou seja, os vinte ou trinta minutos de esteira que você faz buscando otimizar a queima de gordura não terão o efeito esperado se você consumir repositores energéticos durante a atividade.

2.      USO DE WHEY PROTEIN COM LEITE APÓS O TREINAMENTO
A Whein Protein é uma proteína de rápida absorção. Característica que a faz muito especial no período pós treino, quando nosso organismo está ávido por nutrientes. Mas o consumo de whey protein com leite, irá retardar todo esse processo. Tanto antes, como após o treinamento, o consumo do suplemento deve ser com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.

3.      USO DE APENAS WHEY PROTEIN APÓS O TREINAMENTO
A principal necessidade do nosso organismo no momento após o treinamento, aínda  seria repor as reservas de glicogênio depletadas durante o exercício físico. O consumo de carboidratos ( dextrose, maltodextrina ) em conjunto com uma fonte protéica de rápida absorção ( whey protein ) é recomendado. Consumir apenas proteína após o treino é um grande desperdício.
4.      TOMAR CREATINA ANTES DO TREINO VISANDO MELHORAR A PERFORMANCE NAQUELE MOMENTO
Sempre observo muitas pessoas utilizarem a creatina logo antes do treino, acreditando que ela irá influenciar positivamente a performance do exercício naquele momento. O efeito da creatina ocorre apenas depois que houver saturação celular, o que leva alguns dias de suplementação. Portanto, o efeito da suplementação é crônico, não agudo. A ingestão de creatina poder ser realizada em qualquer horário do dia, preferencialmente em conjunto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma sugestão é acrescentar a creatina em conjunto com o shake pós-treino, que deveria ter como base a whey protein e dextrose.

5.      INGERIR DEXTROSE ANTES DO TREINO VISANDO OTIMIZAR A PERFORMANCE
Para a maioria das pessoas, essa prática poderia ter um efeito contrário do desejado. Ao invés de melhorar a disposição/energia durante a atividade, ao ingerir dextrose antes do treino, podemos ter uma queda na performance devido a instalação de hipoglicemia de rebote. Nesses casos, a maltodextrina acaba sendo uma alternativa mais interessante no momento anterior ao treino, mas mesmo assim, algumas pessoas ainda podem apresentar esse sintoma. Par manter a glicemia constante, o melhor seria ingerir a maltodextrina antes e durante o treino, Outra  ideia seria garantir um bom aporte de carboidratos complexos de baixo indice glicêmico, consumindo por exemplo batata doce, inhame, mandioca, pão integral, macarrão integral, maçã, e pêra, cerca de uma hora antes do treino. Dessa forma, não seria necessária a suplementação com mais carboidratos, tanto antes quanto durante o treino.

6.      ADMINISTRAR WHEY PROTEIN COM ÁGUA ANTES DE DORMIR
Como já discutimos acima, a whey protein é uma proteína de rápida absorção, sendo que seus aminoácidos não permanecem durante um período considerável no plasma sanguíneo. Antes de dormir, considerando um sono em torno de oito horas, precisaríamos de uma fonte proteíca com absorção mais lenta. Carne vermelha, peito de frango e claras de ovos seriam exemplos de boas fontes alimentares, enquanto caseína e albumina seriam opções suplementares. Ambas seriam ótimas medidas.

7.      ACORDAR DE MADRUGADA PARA HINGERIR UM “SHAKE PROTEÍCO”
Na minha opinião, aqueles indivíduos que gozam de um bom sono, sem interrupç~eos, não deveriam deixar o despertador programado para tocar no meio da noite, a fim de se administrar um shake d eproteínas. Desfrute seu sono qaue será  bem melhor! Agora, para aqueles com sono inconstante, essa medida, sem dúvida seria uma alternativa melhor do que assaltar a geladeira com alimentos inadequados.

8.      DEPENDER DE SUPLEMENTOS “ PRÉ-TREINOS” PARA TREINAR
Sem dúvidas, os suplementos mais em moda atualmente são os chamados “pré-treinos”. Eles combinam substâncias como cafeína, arginina, Akg, ornitina, OKG, beta-alanina, creatina, ribose, dentre outras, Realmente essas substâncias em sua maioria são válidas em algumas situações e etapas da periodização do treinamento. Mas agora, depender desses produtos para ir para a acadeia já é demais, não? Observei pessoas que deixavam de ir à academia alegando falta de energia porque o pré-treino tinha acabado. Será que Arnold Schwarzenegger faltava aos seus treinos porque não tinha um suplemento como esse para tomar?

9.      TOMAR VITAMINAS E SAIS MINERAIS DESCOMEDIDAMENTE
A suplementação com vitaminas e sais minerais é algo complexo e deve ser feito com cautela. A ingestão inadequada de um ou outro micronutriente pode inclusive acarretar a deficiência de outro nutriente. Em vez de garantir a ingestão de micronutrientes com algum multivitaminico qualquer, procure complementar, se for o caso, a ingestão exata do nutriente que está em deficiência na sua dieta. Para isso, sem dúvida, o nutricionista é o melhor profissional para lhe orientar.

10.  ACREDITAR SEMPRE QUE O MAIS CARO É O MELHOR, AO INVÉS DE BUSCAR SUAS REAIS NECESSIDADES
Qual o melhor suplemento alimentar do mercado? Esta pergunta não tem resposta. Cada pessoa possui  diferentes necessidades em diferentes períodos. Para alguém que passa o dia todo fora e não tem tempo para se alimentar, uma refeição líquida pode ser o mais indicado. Já para alguém com boa disponibilidade de tempo e de acesso a alimentos adequados, uma refeição líquida seria desnecessária. A individualidade deve sempre ser respeitada.

*******************************************************************************

MR. OLYMPIA 2010

JAY CUTLER CAMPEÃO PELA 4ª VEZ
NOSSOS PARABÉNS A ESTE GRANDE ATLETA!